Perguntas frequentes
É possível fazer a expedição em apenas um dia no roteiro PICO DA BANDEIRA DIURNO. Já os visitantes que desejam ver o nascer do sol podem optar pelo roteiro PICO DA BANDEIRA NOTURNO, sendo necessário neste caso pernoite em acampamento, ou seja, dois dias no total.
A trilha é categorizada como “nível médio” e não exige escalada técnica, portanto pode sim ser feita por visitantes sem experiência. Consideramos importante alertar que é responsabilidade do visitante conhecer suas limitações físicas e condições de saúde. Na dúvida, consulte seu médico de confiança. A nossa sugestão é que o visitante se prepare um pouco antes, seguindo uma rotina saudável e ativa, fazendo caminhadas em terrenos acidentados para buscar um mínimo de condicionamento físico. Atenção! Os roteiros de montanhas no Parque Nacional do Caparaó não são indicados para pessoas cardíacas e com problemas respiratórios graves, assim como outras comorbidades que restrinjam atividades físicas intensas.
Não. Mas com base em nossa experiência, em função da segurança da expedição, buscando alcançar o objetivo de chegar ao cume e para garantir um mínimo de conforto em ambiente extremo, nossa empresa optou por oferecer este roteiro apenas com a opção de acampamento.
Embora não seja obrigatório, o ICMBio do Parque Nacional do Caparaó recomenda o serviço por diversas razões. Listamos as 3 principais abaixo:
- Segurança: Mesmo visitantes experientes em ambiente de montanha podem se perder na trilha por não conhecerem bem a região e suas dimensões . Em alguns casos o resgate para quem se aventurou sem guia chegou a demorar 5 dias. Além disso, visitantes menos experientes podem correr risco de vida por hipotermia, queda, entre outros riscos desnecessários que podem ser minimizados com um guia experiente.
- Imersão: Nossos guias são pessoas locais com diversos treinamentos e profundo conhecimento da unidade de conservação. Sendo assim, ao contratar um guia sua experiência será muito mais enriquecedora, conhecendo mais sobre as histórias da região, as espécies nativas, os melhores pontos de interesse, programação e muito mais!
- Conveniência: Ao contratar o Guia Pico da Bandeira você receberá todo o suporte logístico para personalizar sua aventura na Serra do Caparaó. É uma consultoria completa! Desde a reserva no Parque até o seu retorno para casa, estaremos do seu lado para tirar todas as dúvidas e te proporcionar uma experiência inesquecível!
- Entrada e acampamento no Parque: Atualmente o acesso e pernoite no Parque Nacional do Caparaó são gratuitos, mas é necessário agendar com antecedência.
- Guia: Este serviço é cobrado de acordo com o roteiro escolhido pelo visitante e pode variar em função do número de pessoas do seu grupo, da necessidade de alugar equipamentos e das opções de alimentação. Conheça nossos roteiros aqui e solicite um orçamento gratuitamente.
O agendamento é obrigatório para quem deseja acampar (pernoitar) e é feito no site do ICMBio do Parque Nacional do Caparaó (Clique aqui), ou por uma agência, quando contratada. Atenção: As vagas disponíveis são limitadas e bastante disputadas nos finais de semana. Sendo assim, recomendamos planejamento com antecedência média de dois meses na alta temporada (inverno).
A unidade fica aberta o ano todo mas possui baixa, média e alta temporada, que varia de acordo com os roteiros desejados, da seguinte forma:
- Maio a agosto: Alta temporada para os roteiros de montanhas. O tempo seco e frio é o mais procurado para quem quer subir o Pico da Bandeira. No entanto as cachoeiras e piscinas naturais estarão geladas e com menos água, sendo portanto baixa temporada para esta finalidade.
- Setembro a novembro: média temporada. O clima fica mais instável para os roteiros de montanha, mas não havendo previsão de tempestade, poderemos subir, desde que devidamente protegidos e seguindo as recomendações de segurança.
Por outro lado, os rios já estarão mais cheios e as temperaturas mais agradáveis para aproveitar um banho nas águas cristalinas da região e todos os roteiros disponíveis.
- Dezembro a abril: Alta temporada para cachoeiras e piscinas naturais. Calor e água abundante fazem do verão a melhor época curtir um mergulho! A ressalva aqui é para semanas de chuvas intensas, típicas da estação, como acontece em grande parte do país.
Já os roteiros de montanha dependem da janela climática. Um ou dois dias de clima adequado já é suficiente para subir ao Pico. Existindo o risco de tempestade teremos que remarcar a expedição para preservar a segurança.
Nossa dica é reservar alguns dias a mais para visitar a região no verão. Assim a probabilidade de aproveitar todas as opções de roteiros sem chuva intensa aumentam consideravelmente.
É muito raro! As poucas vezes em que o Parque fechou foi pelo comprometimento das estradas de acesso, o que pode acontecer em períodos longos de chuvas intensas. Neste caso seria inicialmente restringido o acesso a carros comuns e preservados o acesso para veículos 4x4 que podem ser contratados na cidade. Já o fechamento total é bastante improvável.
De acordo com nossa experiência e feedback dos clientes, o lado mineiro, apesar de ser mais longo (2 km a mais de trilha) é menos íngrime e portanto um pouco mais fácil.
Além disso as opções de cachoeiras e piscinas naturais pela portaria de Minas Gerais agradam mais.
A nossa dica para quem quiser conhecer os dois lados numa única expedição é fazer o roteiro TRAVESSIA MG/ES.
Podemos personalizar um roteiro que passe por algumas cachoeiras e piscinas naturais.
Entretanto, considerando que os roteiros para o Pico da Bandeira sejam fisicamente cansativos, nossa sugestão é reservar um dia exclusivo para visitar cachoeiras, ou até mais, visto que existem 4 roteiros em diferentes regiões do Parque e seu entorno.
- Roteiros Diurnos:
> Lanterna (obrigatório para emergência)
> Bastão de trekking (recomendado)
> Botas para trilha (recomendado)
> Mochila de trekking (recomendado)
- Roteiro Noturnos:
> Lanterna (obrigatório para emergência)
> Barraca (obrigatório)
> Isolante térmico (recomendado)
> Saco de dormir (recomendado)
> Bastão de trekking (recomendado)
> Botas para trilha (recomendado)
> Mochila de trekking (recomendado)
Sim! Disponibilizamos todos os equipamentos necessários para sua expedição. Solicite orçamento conosco.
- Roupas apropriadas
- Chapéu ou boné
- Óculos de sol
- Protetor solar
- Alimentos e bebidas não alcoólicas
- Shit tube
- Papel higiênico ou lenços higiênicos
Sim! Nas áreas de camping do Parque existem banheiros com água fria e espaço para lavar louças compartilhado.
Sim! Mas a dica é sair abastecido das áreas de camping, pois no inverno, devido a estiagem, alguns pontos de reabastecimento podem ficar secos.
Não recomendamos o uso de tênis principalmente por questões de segurança. Além disso, as chances de avaria nos calçados não apropriados são grandes!
Uma bota adequada vai oferecer mais conforto e estabilidade durante o percurso.
Sim. O percurso tem trechos de chão batido, de rochas grandes (e as vezes soltas) e lages de pedra.
Não. Em algumas partes, as trilhas tem vegetação intensa, mas de baixo porte, não ultrapassando a linha dos olhos.
Sim! Consideramos um item indispensável na trilha. Se usado corretamente, o bastão vai facilitar muito a distribuição do peso do corpo e amenizar o esforço físico, assim como aumentar a segurança, diminuindo o risco de queda.
Comum às atividades ao ar livre em ambiente de natureza, estamos expostos a quedas por desequilíbrio, frio extremo, calor, mal de altitude, contusões musculares, picadas de insetos, animais peçonhentos, entre outros riscos de menor impacto inerentes aos turismo de aventura.
Buscando amenizar os riscos e proporcionar a melhor experiência ao visitante, somos certificados com os melhores cursos disponíveis no país e alertamos para a importância de respeitar sempre as orientações dos guias.